Pages

segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha - O Beijo das Sombras de Richelle Mead



       Bom, não vou enrolar muito e vou começar logo com a resenha desse livro do qual gostei MUITO. Devorei ele em 3 dias! Muito bom mesmo, portanto, comecemos.


Características da Obra
Nome: O Beijo das Sombras
Nome Original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 319
Estilo: Vampiro/ Fantasia


Sinopse
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.


Resenha

       As resenhas a partir de hoje serão dividas em Minha Sinopse, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Citação Preferida, Conclusão e Classificação. :D

       Minha Sinopse: Bom, o livro conta a história de Rose e Lissa, que fugiram do colégio de vampiros, mas agora forma capturadas e trazidas de volta. Sua vida agora é completamente diferente, e a forma com que elas são vistas por todos é bem diferente a da que elas estavam acostumadas. 
      Pontos Fortes: Bom, como vocês perceberam, o enredo em si é simples, as duas fugiram, mas foram capturadas, e agora têm que se  adaptar à uma vida em um colégio onde você só é importante se fizer parte de alguma família da realeza. Porém o mais interessante em O Beijo das Sombras é o mundo criado por Richelle Mead, um mundo com seres muito bem traçados e suas explicações para a existências e habilidades destes são surpreendentes e geniais. Totalmente lógicas. Encontramos um mundo com Strigoi, que são vampiros mortos, Monrois, que são vampiros vivos, e Dampiros, que são mistura de Monrois com humanos ou outros Dampiros. Um mundo que pode parecer confuso no começo, mas depois se torna envolvente e magnífico.
       Outro ponto fortíssimo que TEM que ser realçado é a construção da personalidade dos personagens, essa construção é tanta, que até mesmo me fez definir uma aparência física dos personagens, o que é muito difícil para mim geralmente, pois sempre os enxergo com rostos desfocados, mas não com Rose e Lissa. A Rose é totalmente espontânea, linda, explosiva, fiel e até em alguns casos promíscua, enquanto que Lissa é mais tranquila, quieta e procura não ser vingativa, porém no decorrer do livro, vamos vendo o amadurecimento dessas personagens, e nos empolgando cada vez mais a cada página.
         A forma de escrita é maravilhosa, uma leitura super rápida (tanto que devorei em 3 dias, como disse) e muito clara e divertida, muito divertida MESMO, e quando a autora quis, conseguiu dar ação e suspense na medida certa.
        Quanto ao clímax do livro é perfeito, totalmente surpreendente e cheio de ação, e para mim, o momento perfeito para terminar o livro, porém, infelizmente não é o que acontece.
        Pontos Negativos:  Não que o final seja ruim, pelo contrário, mas achei que ele não terminou com suspense ou tensão alguma. Se a série se encerrasse na última página eu não sentiria falta de uma explicação ou continuação, sentiria somente falta da Rose, já que ela se tornou uma das minhas personagens favoritas (perdendo somente para Tyrion - As Crôniacas de Gelo e Fogo -  e Blair - Gossip Girl).
         Como eu disse, a escrita é muito clara, simples e rápida, mas isso chega ser tão forte que em alguns - poucos - momentos pode dar um ar amador, mas nada que estrague a narrativa.
           Quanto ao ambiente, eu achei muito focado apenas na escola, para mim, poderia ter mais mudança de cenário, mas acredito que isso ocorrerá nos próximos livros.
        Conclusão: Como vocês devem ter percebido este livro possui muito mais pontos positivos que negativos, e os negativos nem são tão ruins assim, ou seja, leitura recomendadíssima e tenho certeza absoluta que vocês vão se divertir muito e se desesperar muito também. É uma série maravilhosa, já virei fã da Richelle Mead, só estou com MUITO medo de ler uma série mais adulta dela e me decepcionar, mas acho que isso não acontecerá. Falando em ler, agora comecei a ler Feios do Scott Westerfield, mas já estou imaginando a dúvida extrema que vou me colocar quando terminar, pois não faço ideia se devo continuar com Academia de Vampiros ou começar Irmandade da Adaga Negra :/ Bom, de qualquer forma, aproveitem que vocês ainda podem encontrar os três da primeiros livros da Academia de Vampiros por apenas 10,00 R$ cada no submarino.

Classificação

Capa:  de 5 - qualidade um pouco baixa e parece ter tido pouco investimento, mas bonita
Diagramação:  de 3 - muito simples e com letras pequenas
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5


       Bom, gente, então essa é a resenha de O Beijo das Sombras, e espero que vocês tenham gostado, ele é MUITO bom, portanto, recomendadíssimo. Não deixem de comentar, pois, como sempre sua opinião tem EXTREMA importância para mim, e saibam que eu leio todos os comentários com muito carinho :D Besos a todos.