Pages

sábado, 30 de junho de 2012

Novidade - Carmela e Lorenzo


 

Características
Título: Carmela e Lorenzo
Autor: Rubens Conedera
Editora: Modo
Estilo: Romance

CARMELA E LORENZO
Carmela, nascida na Itália Renascentista, teme ter um destino igual ao das irmãs, casadas com desconhecidos mediante vantajosos acordos financeiros. Sua vida de servidão é interrompida quando um velho pintor de afrescos chamado Marcello, a contrata por um período para acompanhá-lo como sua ajudante na pintura de uma capela. Durante o trabalho, Carmela desperta o interesse de um dos aprendizes de Marcello (Giovane), porém, quem chama a atenção da jovem é o estranho Lorenzo, filho de Marcello, que trabalha sozinho todas as noites na capela. O velho Marcello e sua esposa (Ludovica) criam uma atmosfera de mistério e preocupação em torno de Lorenzo. O trabalho solitário do rapaz instiga a curiosidade de Carmela. Inicia-se, uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.



Biografia do Autor
Rubens Maciel Conedera nasceu na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, no dia 14 de junho de 1978. Vem da infância, o gosto pela leitura e escrita, incentivado pelos pais e professores. Da infância a adolescência, enchia cadernos e mais cadernos com HQs recheadas com muitas estórias vividas por várias personagens.  Quando começou a estudar eletrotécnica em 1994, associou-se a uma biblioteca mantida por uma instituição ligada as indústrias de sua cidade, onde começou a explorar autores de obras de ficção mais maduras; assim como assuntos ligados a História e esoterismo.
Apaixonado por História da Arte e História de varias religiões, ingressou em 2010 no curso de Licenciatura Plena em História, na UFPEL, onde entendeu o árduo processo de pesquisa para desenvolvimento de uma obra, após encontrar dificuldades para escrever seu primeiro romance em 2009.  No ano de 2011 Rubens foi convidado a fazer parte do movimento coordenado pela autora Adriana Vargas, chamado Clube dos Novos Autores, onde seu trabalho recebeu atenção e projeção. 

Depoimento do autor sobre sua noite de autógrafos
Depois do lançamento em Porto Alegre, onde recebi meus exemplares em mãos, não tive dúvidas em procurar a maior livraria da região sul do Rio Grande do Sul, a Vanguarda, na cidade de Pelotas, para realizar o lançamento. Logo no primeiro contato, percebi porque a Vanguarda alcançou este título. A empresa realmente apoia a literatura, e não apenas vende livros. Fui bem recebido, e já no primeiro dia de conversas, marquei com o gerente da livraria, André Menaré, a melhor data para o lançamento, e recebi as instalações da livraria e os serviços de seus funcionários sem custo nenhum. Então comecei a divulgação do lançamento. Confeccionei convites e tive apoio da editora mais uma vez, pois recebi orientações quanto a procurar jornais locais para divulgação.
A Livraria Vanguarda colocou o livro na vitrine, fixou banner, mandou e-mail para seus clientes cadastrados divulgando a data do evento. Encaminhou o livro para um blog local, que resenhou o livro e divulgou o lançamento também. Entreguei convites pessoalmente, caminhei bastante, e tive uma bela notícia na semana do lançamento: o livro esgotou!!! Realizamos a reposição às pressas. Contratei um Buffet e me preparei para a grande noite.
Na véspera, dia 05/06, passei por duas situações, uma ruim e outra boa. Sofri um acidente automobilístico, meu carro foi colhido por um motorista distraído, mas escapei ileso do acidente. Chegando à minha casa, após o acidente, ainda assustado, recebi a ligação do maior e mais antigo jornal da região Sul, o Diário Popular, que solicitou uma entrevista minha, e a publicou no dia do lançamento, auxiliando na divulgação. No dia do evento, outro inconveniente: o frio que beirava zero graus, e uma chuva fina deixaram-me apreensivo, pois pensei que as pessoas não compareceriam ao coquetel.
Ledo engano, após a chegada do primeiro convidado, a movimentação foi intensa. As pessoas desafiaram o frio e a chuva. Familiares, amigos que se tornaram familiares, blogueiros e clientes da livraria, que eu nunca tinha visto em minha vida, compareceram em massa. A livraria ficou tomada. Fiz dedicatórias e dei tantos autógrafos, que no final, minhas palavras chegavam incompletas ao papel. Minha obra teve o poder de reunir a família, que é numerosa, e quase nunca se encontra. Reuni antigos colegas de trabalho, e ganhei novas amizades. O serviço do Buffet merecia um premio tamanha a eficiência em servir meus leitores de iguarias. Salgados, canapés, e é claro, os famosos doces de Pelotas, estavam no cardápio, acompanhados de vinho branco, coquetéis, refrigerantes e água mineral. Conversei com professores universitários, falando sobre o mercado literário e contando minha trajetória até o lançamento, falando da Modo Editora e seus outros livros. Fui surpreendido por um rapaz que disse que meu livro tinha sido o primeiro que ele tinha lido em sua vida. Fui cobrado pelo gerente da Livraria Vanguarda, para que os próximos lançamentos fossem realizados lá também.
Nesta noite, recebi o reconhecimento pelo meu trabalho em parceria com a MODO Editora, e foi tudo com certeza gratificante, maravilhoso e único.
Todo trabalho gera frutos, e eles são doces e abundantes, quando cultivados com carinho. 

Informações sobre o autor e sua carreira artística literária
Sempre existem influências literárias, pois precisamos de informações para criar alguma coisa. Não sei se fui influenciado por alguma personalidade, mas por obras sim, pois não conheço a fundo a vida de nenhum escritor famoso. Quando escrevi “Carmela e Lorenzo”, tive vontade de criar um casal que fosse lembrado, como “Romeu e Julieta”, e os lendários “Tristão e Isolda”. Sempre gostei de livros em que o estudo de História estivesse envolvido, assim com Arte, outro assunto que muito me atrai.
“Carmela e Lorenzo” é o meu terceiro livro, mas foi o primeiro a ser analisado por um editor. O mais incrível, é que foi considerado digno de publicação, e tudo aconteceu muito rápido. Ler a primeira resenha do livro, feita através do Clube dos Novos Autores, marcou minha curta carreira de forma que nunca vou esquecer. Receber comentários positivos de colegas e pessoas que leram meus livros já me enchem de orgulho.
Procuro exercitar a empatia, colocar-me no lugar dos leitores. No caso de “Carmela e Lorenzo”, existiram momentos em que lágrimas surgiram e as sensações visitaram meu corpo. Perdi o sono e às vezes sonhava acordado. Nos dois primeiros livros, “Conspiração” e “O Indulto”, sofri com o inteligente e atormentado Samael e sua solidão.
Sou uma pessoa simples e discreta, dedicado à família e amigos. Sou avesso a movimento e aglomerações. Procuro sempre atividades ao ar livre, pois minha cidade possui um interior rico em belas paisagens.

Depoimento da editora em relação ao autor e sua obra
Conedera, chegou até a editora, através do movimento denominado Clube dos Novos Autores, que constatou seu talento e nos pediu uma oportunidade para ler, primeiramente, uma resenha vinda de lá, o que nos instigou a curiosidade, decidindo, desta forma, pedir seu original para análise.
Seu talento foi constatado logo nas primeiras linhas, pela narrativa detalhada de lugares, sensações e sentimentos. Sendo uma das primeiras obras a nos chamar a atenção, resolvemos publicá-la, enviando o convite ao Rubens, que aceitou prontamente.
Rubens tem um traço muito peculiar de escrita, pois expressa genuinamente sua sensibilidade, dando vida aos personagens como se elas sempre estivessem presentes na vida de quem lê seus escritos. Os detalhes e caracterização da época e dados históricos estão presentes, assim como, a sintonia do autor com seus personagens, como se íntimos dele, fossem, provando assim, a dedicação e amor pelo o que faz.

Trecho da carta de apresentação da Obra de Rubens à editora:
“Caro editor,
Venho através, em nome do CNA, pedir sua atenção para um talento nacional, que foi descoberto recentemente por nossa equipe,  pela notória desenvoltura com a escrita.  O autor, Rubens, possui uma habilidade indescritível com o emprego das palavras e sensações, o que o torna, grande diferencial na literatura nacional; não segue, ou baseia-se em dom literária de ninguém, pois, sem ele mesmo perceber, já possui a sua própria característica.
Acredito, piamente, que vale muito a pena, analisar seu original, pois se trata de um talento despercebido pelo mercado, e tão logo, que for revelado ao nicho literário,  tenho certeza de que será uma grande descoberta.
Temos muita alegria em tê-lo em nosso rol de autores e torcemos imensamente por seu sucesso. “

Os leitores poderão encontrar esta obra, com desconto,  neste link.

Entrevista concedida ao Jornal Diário Popular de Pelotas – RS: Clique Aqui.
Foto do Autor