Pages

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Resenha - Promessa de Sangue de Richelle Mead



       Ok, ok, desculpem-me pela demora na postagem desta resenha, mas estive um pouco desanimado porque o último Eu, que Recebo teve apenas 10 visualizações :/ rsrs. De qualquer forma, Academia de Vampiros é uma das minhas séries preferidas, mas apenas por dois simples motivos: Construção de Personagens e Enredo.
       Lembrando que esta resenha é para você também que não leu os outros livros dá série, sendo necessário somente estar atento para não ler as partes em laranja.


Características
Nome: Promessa de Sangue
Nome Original: Blood Promisse
Autor:  Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas:  456
Estilo: Young Adult/ Vampiros


Sinopse
       O coração de Dimitri ficou negro. Agora Rose deve viajar para o fim do mundo para encontrar e matar seu amor verdadeiro... Ou é hora de se juntar a ele? 
       A saga continua e mais uma vez, o amor tem que superar todas as dificuldades. O que vale mais na vida: o amor ou a amizade? 


                       Qualquer Revelação de Enredo (spoiler) estará com cor laranja.                                                      Não leia os trechos desta cor se você não leu os livros anteriores.

Resenha
      Minha Sinopse: Neste quarto volume da série, Rose vai a procura de Dimitri que agora é um Strigoi. Na Rússia, ela irá entrar em conflitos entre amor, ódio e amizade.
      Pontos Positivos: A maior parte dos pontos positivos já foram apresentados em resenhas anteriores então leia as resenhas anteriores caso não o tenha feito, porém, houveram algumas mudanças drásticas desde o livro anterior, sendo elas desde enredo, principalmente, até construção do enredo.
       Em poucas páginas já encontramos cenas de ação, algo que não estava muito presente nos livros anteriores, cujo ambiente sempre era o da escola, mas agora, Rose está na Rússia, sozinha, e claro, muito mais susceptível aos Strigois. No começo ainda  entra mais um elemento para deixar a série mais construída, novamente, como J. K. Rowling colocava Dementadores, objetos mágicos e etc em diferentes pontos da história em diferentes livros, a Richelle Mead insere os Alquimistas, humanos cuja função é limpar os rastros (strigois mortos) deixados por Dampiros. Realmente não tenho ideia de se tais alquimistas não foram até agora mencionados devido ao motivo apresentado no livro, ou se a Richelle teve a ideia de criá-los somente agora, depois de 3 volumes lançados. Bom, de qualquer forma isso realmente não importa, pois a personagem inserida para esta função é muito legal, e totalmente diferente dos outros personagens, ressaltando ainda mais a dificílima arte de criar uma personalidade diferente para cada personagem, realmente dando vida a eles.
       Outro ponto de que gostei bastante é que como a Rose tem um contato muito maior neste livro, ele aproveita para esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre os Strigois, como por exemplo, Como se dá a relação deles entre si? Eles continuam com gostos da antiga vida? Como se torna sua personalidade, se é que eles têm alguma? E muitas outras.
     Agora uma notícia boa para você que gosta do Dimitri, apesar da tragédia que aconteceu com ele no final do terceiro livro, este está repleto de cenas lindas sobre o casal, muitas delas nunca antes comentadas, mas completamente românticas daquelas de tirar suspiros.
       Pontos Negativos: Este é de longe o pior livro da série, talvez o primeiro seja tão fraco quanto, mas temos que levar em conta que a história agora já deveria estar com proporções imensas neste ponto. Ao invés de continuar com aquele grupo de Morois que usam seus poderes para ataque que estava crescendo, dando a ideia de uma revolução na cultura Moroi, a  autora nos trás uma história que foge totalmente desta linha dos livros anteriores. É como se uma nova história começasse. Ao mesmo tempo, as descobertas quanto aos poderes de Lissa e também do que eles influenciam em Rose estão presentes, e Lissa também não é de todo esquecida, pois ela sempre recebe visitinhas de Rose através do laço que elas compartilham. Porém mesmo assim, a Lissa é muito esquecida, carregando uma história paralela à de Rose, porém com poucas informações, entretanto aí entra um gancho bem positivo, pois mesmo com poucas cenas com a Lissa, o que acontece com ela é narrado de forma que não nos deixa insatisfeitos ou perdidos, apenas, com um pouquinho de saudade. 
       Já puxando este assunto, devo confessar que embora com poucas páginas, a história de Lissa é muito, mas muito mais interessante que a de Rose, tudo bem que perto da página 340 acontecem coisas muito tensas com Rose, mas ainda não o suficiente. 
     O final é bem satisfatório, isso devo dizer, e caminha para onde eu queria que caminhasse mesmo, mas não é previsível, de forma alguma, na verdade a última página tem uma surpresa da qual eu estava desconfiando que ia acontecer, porém, não achei que realmente aconteceria. 
       Conclusão: Academia de Vampiros continua maravilhosa, porém, com uma queda um tanto alta neste livro. De maneira alguma ele é chato, apenas menos grandioso que os outros. Informações valiosíssimas foram ditas, tais quais houveram momentos que mudaram totalmente o rumo da série. Laços do Espírito para mim é um mistério completo, não tenho ideia do que irá acontecer. Após as revelações de Promessa de Sangue não duvido de mais nada. Como sempre, recomendo muito a leitura desta série, pois tenho certeza de que não irão de arrepender. Se você não segue o blog, por favor, siga, isso ajuda muito a nós blogueiros (muito mesmo) e não custa nada rsrs. Comente também, caso possua algum blog literário eu com certeza darei uma passadinha lá e seguirei se gostar. Também respondo sempre aos comentários postados, portanto, se desejarem façam perguntas que eu responderei com prazer :D Beijos a todos.

Classificação:
Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5