Pages

terça-feira, 24 de julho de 2012

Resenha - Os Homens que Não Amavam as Mulheres



Olá meus lindos, após alguns dias de férias para mim, estou de volta com a resenha de um dos melhores, se não o melhor, livro do ano: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.



Características
Nome: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Nome Original: Män Som Hatar Kvinnor
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528


Sinopse

Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. Quase quarenta anos depois, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular, como última tentativa de resolver o caso. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, vê na proposta uma boa oportunidade para se recuperar e aceita. Mais tarde vindo a contratar Lisbeth Salander para ajudá-lo.
Resenha

       Pontos Positivos: Este é muito provavelmente um dos melhores livros do ano e Stieg Larsson entrou na lista dos meus autores preferidos mesmo eu só tendo lido esta obra. Todos dizem que do começo até a metade o livro caminha lentamente, mas na verdade acredito que ele caminha numa velocidade normal, e o que nos faz ter essa sensação de lentidão é porque depois a história fica maravilhosa a tal ponto que passa voando. Sério gente, esse livro depois da metade fica tão bom, mas tão bom que é impossível largar de ler (e olha que eu não costumo ficar mais que uma hora lendo hein). Eu tive um final de semana dedicado inteiramente a este livro, pois não conseguia largá-lo.
        Como já deu para perceber, há muita tensão. Nem tanto ação em si (nada de tiros, lutas e semelhantes), mas a tensão reina as pistas para o desenrolar da história são dadas de uma maneira tão real que é difícil de acreditar que tudo tenha sido inventado, por exemplo, não é como nos livros de Agatha Christie que o investigador passa o livro inteiro pegando papeis, panos, cigarros e semelhantes para no último segundo chegar magicamente à uma conclusão totalmente inesperada. Aqui, vamos encontrando junto ao Mikael as pistas e vamos pensando com ele, de uma maneira como deve ser mesmo.
        O assassinato também não é simples e bobo como uma pessoa que colocou veneno no vinho, ou que jogou um dardo envenenado num avião e etc, tudo tem um motivo sombrio e curioso, nos levando a analisar a mente humana e a ter medo da mesma. 
        Assim como Agatha Christie inovou a literatura até então conhecida com os romances policiais, Stieg Larsson inovou a literatura de Agatha Christie com não apenas um romance policial, mas sim com algo tão bem construído e pensando que quase tange a realidade.
       Os personagens são totalmente reais também. A Lisbeth como sempre também foi minha preferida. Além de uma gênio, ela é hacker o que fez com que eu me encantasse ainda mais por ela (sou da área de TI). A é aí que entra mais um motivo para eu admirar este autor: ele sabe do que está falando. Notamos que ele conhece sobre o que escreve e chega a pensar em tudo para que nada fique irreal. Por exemplo, vemos que ele tomou cuidado ao usar termos da informática, e não cometeu nenhum deslize, é claro que não explicou passo a passo as técnicas de invasão da Lisbeth mas sabia dos cuidados que se deve ter ao realizar os procedimentos para que não seja rastreado. Também notamos que ele conhecia de direito, jornalismo e é claro, investigação.
       Vocês assistiram a novela A Favorita? Onde no meio da novela a trama principal era desvendada, mas quando todos pensaram que a novela ia acabar ela se tornou ainda mais legal? Então. É exatamente isso que acontece aqui também.


       Pontos Negativos: Não encontrei nenhum. Assim como Feios, este é um livro que não possui nada de negativo, a não ser o fato de ser relativamente lento no começo, mas já expliquei porque isso não é um ponto negativo de verdade. Talvez eu teria que reclamar da tradução do título, pois no original ele se chama Os Homens que Odiavam as Mulheres, que é muito mais adequado à história. Eu reparei também que esta versão foi traduzida do francês que também possui a troca por "amavam" (les hommes qui n'aimaient pas les femmes).


       Conclusão: Enfim, não há motivos neste mundo suficientes para que você deixe de ler este livro. É simplesmente um dos melhores da minha vida. E Stieg Larsson um dos melhores autores também. A minha resenha e acredito que nenhuma neste mundo será capaz de falar quão bom este livro é, então, pfvr, leia logo ahsuashau.
        Espero que vocês tenham gostado, e beijos a todos.


Ah, pra vocês terem uma ideia, eu li as 360 páginas das 528 em 2 dias.


Classficação

Capa:  de 5
Diagramação:  de 3 
Enredo:  de 5
Desfecho:  de 5