Pages

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resenha - Wake de Lisa McMann

      Lindinhos e Lindinhas! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha de um livro bem legal chamado Wake da Lisa McMann, e... amanhã eu vou trazer mais algumas informações do meu livro :D

Características
Nome: Wake - Despertar
Nome Original: Wake
Série: Wake #1 
Autor: Lisa McMann
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 201
Estilo: Fantasia/ YA/ Sonhos

Sinopse
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...

Resenha
       Pontos Positivos: Se você for procurar por resenhas desse livro vai perceber que 80% delas são negativas. Mas eu gostei. 
       Antes de escrever esta resenha até li algumas outras para ver se encontraram algo ruim que a mim tenha passado despercebido, e aí então encontrei o grande problema: a narrativa. 
       Muitas pessoas não estão preparadas para algo novo e diferente, e esse é o que acontece com Wake. Não necessariamente esse algo novo é ótimo ou maravilhoso, e sim, bom. A escrita é na primeira pessoa do presente, o que eu gostei bastante, pois é diferente do que estamos acostumados - juro que é coincidência, mas há um personagem no meu livro que narra em primeira pessoa do presente também -. Agora o que realmente deixa a desejar é a tradução e revisão por parte da editora. Realmente foram muito desleixados. Nas resenhas que eu li, pontuaram a confusão na hora de dizer quem fala o quê, ou se aquele parágrafo está num sonho ou na realidade, mas percebi que isso foi um erro da editora, e portanto: Leiam em inglês. 
       A estrutura do texto é bem diferente e muito legal. A muitos também vai parecer estranha, mas para mim pelo menos, que como já disse, gosto de coisas diferentes, agradou muito. Ela algumas vezes corta as frases, ou joga parágrafos curtos, dando mais dramaticidade e fluência no texto.
       Entrando na fluência, também vi quem achou o livro muito lento, mas eu não. Na verdade, li ele em uma tarde, pois a letra é bem grande e há bastante espaçamento entre linhas. Nas primeiras 20 páginas o livro é ok, até a página 60 mais ou menos se torna repetitivo, mas depois disso começa a ficar bem legal. Principalmente quando chegamos a 100 e vamos descobrindo coisas novas quem nem mesmo a protagonista conhecia sobre si mesma. 
       Não há muita construção dos personagens, e eles se apaixonam de uma hora para outra, mas pelo menos não é um romance meloso e entediante. É bem ok na verdade. Disso eu gostei. E apesar do casal passar por uma breve crise, não se extendem muito nisso.
       O final é bem legal. Você não vai ficar desesperado por Fade, mas não deixa a desejar. Não há uma batalha intensa, ou um vilão cruel e determinado a acabar com a mocinha. E isso é algo também que eu gostei, pois não é o que estamos acostumados a ter.
      Por fim, a história criada é bem legal. Os sonhos também são bem reais e há margem para uma ótima história. 
      Diferente. É nisso que se resume Wake.
      Pontos Negativos: Como já disse, o grande problema foi a revisão e a tradução. A editora deixou o texto bem confuso e mal diagramado. Por isso, se tiver a oportunidade leia em inglês. Mas tenham em mente que não vão encontrar nada que te tire suspiros e te faça ficar pensando durante a noite. É um livro que você lê, acaba, e pronto. Tente também pegá-lo num final de semana, e lê-lo de uma vez só.
      Como disse também, a construção dos personagens não é muito boa, mas achei a protagonista muito simpática. 
       Não sei se isso se encaixa como um ponto negativo, mas há palavrões no livro, e também uma cena "saliente" mas nada explícito. De qualquer forma dentro dos limites de um YA.
     Conclusão: Não recomendarei esse livro, mas posso afirmar que gostei sim. Vou ler com certeza Fade e espero não me decepcionar como aconteceu com Crescendo. As resenhas de Fade são bem mais positivas, pelo menos. Enfim, se você gosta de algo leve e um texto bem diferente, aí sim recomendarei Wake. 
     Não se esqueçam de comentar e beijos a todos :*