Pages

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Resenha - Uma Questão de Confiança de Louise Millar



Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.
.

       Olá meus queridos! Aqui é o Henrique e volto após muito tempo sem escrever resenhas! Estou preferindo gravar vídeos a escrever, mas como é um livro de parceria, as palavras tornam-se necessárias e vou tentar utiliza-las da melhor maneira para expressar minha visão sobre o livro.
       Minha Sinopse: É sobre a história de duas vizinhas que são melhores e únicas amigas até o momento em que chega uma estranha vizinha na rua. As duas amigas têm filhos e os amam muito, fazendo portanto de tudo para protegê-los, porém podemos estar enganados em relação às pessoas e só conhecer nossos inimigos quando já é tarde demais. (Trarei mais informações no decorrer da resenha).
       Sobre a Edição: Eu até que gostei do título, o livro de fato traz em vários momentos a confiança que se pode ter ou não nas pessoas e as consequências disso. Já a capa para mim é completamente genérica e sem nada de especial, embora que ainda sim possui uma relação com a história.
       Pontos Negativos: Tenho que confessar que não gostei muito do livro principalmente pela lentidão do enredo já que vai contar em sua grande parte o dia a dia dessas três amigas inglesas, falando desde quando elas acordam, indo ao trabalho, creche, quando chegam em casa, enfim: tudo, parece até mesmo um chick-lit sem comédia alguma. Até então seria tudo bem desde que ao invés do humor ele possuísse bastante mistérios, segredos, tensão, ou seja, um thriller, mas não é o que acontece. Em 80% do livro temos apenas o dia a dia relatado e algum probleminha bobo acontecendo (probleminha este que as personagens transformam no fim do mundo, fazendo tempestade em copo d'água), e é nos últimos 20% do livro que de fato acontecerá o que foi proposto no subtítulo "Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso, até que algo sai errado...".
       Ao falar do dia a dia das mães da Inglaterra, o livro nos faz pensar em como aquele povo é estranho! Mães extremamente super protetoras (e acreditem, eu como filho único tenho uma mãe super protetora), que brigam com outras mães por motivos absurdamente fúteis e baseados em fofocas, além de tomarem os problemas bobos de escola das crianças como pessoais e fazerem escândalo por causa disso.
       Pontos Positivos: Entretanto, o livro possui várias qualidades também. As personagens são muito bem construídas; cada uma tem algumas características peculiares como por exemplo a Deb (minha favorita) que tem sérios problemas com barulhos e mania de perseguição. A Callie (protagonista), uma mãe solteira extremamente devotada à filha que possui um problema cardíaco e por isso não pode ser deixada sozinha. E Suzy que tem uma vida aparente perfeita, mas sente fortemente a dor do desprezo do  marido, e por isso se submete às suas vontades na expectativa de que ele um dia volte a desejá-la.
       Outro ponto de que gostei é da escrita da autora que é bem fluída (embora o enredo seja lento) e com capítulos curtos, alguns até mesmo de uma página, além dela intercalar a narrativa no passado (para a Suzy e Deb) e no presente (para Callie), algo bem incomum, mas que acho que funciona muito bem.
       E para finalizar, quanto ao final (20% do livro) eu achei bem legal, algumas reviravoltas aconteceram e a autora conseguiu surpreender um pouquinho (repetindo: um pouquinho). Todas as pontas foram amarradas e não foi necessariamente um final feliz e perfeito também.
       Concluindo: Eu o recomendo a quem acha que vai gostar de um chick-lit mais sério e com um pouquinho de suspense. Já vi várias resenhas falando que amaram o livro, então se você está pensando em ler leia! Esta é apenas minha opinião e há muitas chances de você gostar. Como nota geral dou a este livro 3 estrelas. E não, não me arrependi de tê-lo lido, foi apesar de tudo uma boa leitura com certeza :)