Pages

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resenha - Liberta-me de Tehereh Mafi


ATENÇÃO: A resenha a seguir pode conter Spoilers do primeiro livro.

Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida
.

       Minha experiência com Liberta-me: O livro foi um dos lançamentos mais esperado do semestre, o livro de Tahereh Mafi conquistou uma legião de fãs, assim como também dividiu opiniões. Por tamanhos comentários, logo me interessei pela serie, o primeiro livro, porem, de inicio não supriu minhas expectativas. Estilhaça-me foi um livro que me agradou em partes, porem ao mesmo tempo, deixou um pouco a desejar em alguns aspectos. No entanto, assim que Henrique me disse que a editora Novo conceito havia enviado o livro, de pronto me interessei em continuar a serie, e ver que rumo a autora iria seguir com a trama.
       Pontos Positivos: Logo no inicio da historia, Juliette se encontra no ponto ômega, uma espécie de refugio para jovens especiais, assim como ela (ou não.) No local Juliette passa bons momentos com seu até então namorado, Adam, porem algo inesperado acontece, o que abala consideravelmente a harmonia entre o casal. Sendo motivada, a garota começa sessões de treinamento, para tentar descobrir os limites de seus poderes que parecem não existir. No segundo volume, também conhecemos um pouco melhor o personagem Kenji, de forma que nos permite ver que o jovem não é apenas uma figura cômica, mas que tem uma historia de vida comovente e que sua presença é de grande importância para os rebeldes. Como citei antes, Adam e Juliette continuam seu romance, o que para mim seria um ponto negativo, se não fosse por uma intervenção, Warner. Como imaginei, ele se torna mais presente na historia, de forma que a atração entre até nosso então “vilão” e Juliette se torna inegável. Mas como é de se imaginar, não é só de beijos que se é feita uma historia, Warner deixa transparecer sua historia de vida, seus traumas de uma forma que me fez simpatizar ainda mais com ele,mas também de momentos difíceis, e para isso podemos contar com a presença um tanto...perturbadora do patriarca da família, que se mostra ainda pior do que se pode imaginar, o que torna tudo ainda melhor.
       Pontos negativos: Apesar de vários personagens novos surgirem na trama, considerei que a autora não se aprofundou em cada um, em alguns momentos ela apenas deu por sua presença como meros coadjuvantes, para tornar as cenas mais dramáticas, ou colocar Juliette em alguma situação difícil. Teve outro fato que se mostrou um tanto clichê e previsível, não o citarei, já que seria um Spoiler muito grande, mas envolve Adam e Warner, e considerei totalmente desnecessário, só espero que Tahereh desenrole a historia de uma maneira apropriada a explorar o fato, já que o fez. Nesse livro também temos várias cenas intensas, porem, algo que assombra Juliette a cada pagina é uma possível e guerra, e quando o acontecimento finalmente chegou, achei que iria me deleitar em uma mistura de ação e pânico por parte da protagonista, já que ela se mostra bem agitada pelo medo de perder seus entes queridos, pois é obvio que nenhuma mocinha teme pela própria vida. Mas ao invés de uma batalha arrasadora, Mafi nós da apenas mais....drama.
       Edição: Como citei na resenha de estilhaça-me, a serie mudou o padrão de capa nos estados unidos, porem como o primeiro já havia sido lançado no Brasil com a capa da publicação inicial, vários fãs ficaram na duvida (e preocupados) se a editora publicaria a sequencia com o novo padrão estabelecido. Porem a Novo conceito decidiu não adotar as novas capas, de forma que foram bolados novos modelos que seguiram o padrão da publicação nacional, que devo dizer, dividiu opiniões. A primeira vez que vi a capa, gostei, achei que tinha sido uma boa jogada da editora trabalhar a imagem de Juliette do primeiro livro, porém já com o livro em mãos, não gostei do que fizeram, a imagem parece apagada, o que deixa claro que a mesma foi aproximada, e os rostos de dois homens (que imagino serem Adam e Warner), se encontram nas extremidades da capa, mal são visíveis, o que achei que tirou um pouco a graça. No entanto o interior do livro se encontra muito bem trabalhado, com detalhes demarcando o começo de cada capitulo e vidro “estilhaçado” na lombada e na parte de trás da capa. As paginas são amarelas e a tradução sofreu alguns...deslizes, porem nada que tenha me incomodado muito durante a leitura.
       A quem indico: Se você leu Estilhaça-me e ficou em duvida se deve continuar a acompanhar a serie, de uma chance a liberta-me e decida-se. Se depois de lê-lo sua visão continuar a mesma, aconselho que coloque o livro de lado em sua estante e volte sua atenção para outra serie que considere mais produtiva, pois não acredito que a autora possa mudar sua opinião com o ultimo livro.
      ATENÇÃO: Antes de ler Liberta-me, indico que procurem ler Destrua-me. É considerado o livro um e meio da serie e mostra a historia do final de Estilhaça-me e começo de Liberta-me pelo ponto de vista de Warner, pois sem lê-lo, alguns fatos podem ser de difícil compreensão, já que neles alguns fatos são esclarecidos. O E-book esta sendo disponibilizado gratuitamente pela editora Novo conceito.

Por Juliano.