Pages

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Resenha - A Agenda




     Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...

       Eu raramente apareço por aqui para escrever. Mas este livro, por algum motivo, pediu-me uma resenha escrita. Minha última experiência com autores nacionais foi muito mais que decepcionante, como podem ver na vídeo-resenha achei Simplesmente Ana muito ruim, entretanto felizmente gostei bastante de A Agenda. Como sempre houveram algumas ressalvas, as quais abordarei a seguir, mas já adianto de que foi uma leitura agradável.
       Basicamente se trata da história de uma mulher relativamente bem sucedida, workaholic, à beira da meia-idade que após relacionamentos malfadados encontra suprimento à carência em alguém mais jovem.
       É claro, há muito mais que isso. Por ter um enredo simples prefiro não comentar muito mais aqui e nem aonde há o envolvimento da tal agenda, mas posso garantir que faz todo o sentido que este seja o título escolhido, afinal, a agenda é o personagem central da história, tudo acaba no fim acontecendo por causa dela.
       Teremos então três personagens com mais destaque: Sandra, a workaholic já mencionada; Felipe, o estagiário; e Carrano, um poeta que tem sua história contada de maneira paralela inicialmente mas que mais para frente irá cruzar com Sandra por acaso, e como o próprio subtítulo do livro diz: "O acaso tem suas próprias regras".
       Destes três personagens apenas Carrano me simpatizou. É claro, não é demérito que os outros não o tenham feito, afinal personagem não tem que ser simpático com o leitor. Mas o que posso considerar como algo negativo é que não apenas não me simpatizei com Sandra ou Felipe, mas os achei também desinteressantes. 
       Ainda sim eu gostei bastante da escrita. Bem enxuta e fluída, torna a leitura rápida ainda mais com a ajuda da bela diagramação da editora. Li em um dia e acredito que a maioria não precisará de muito mais tempo que isso para concluir a leitura.
       Quanto ao enredo, tudo começa num ritmo lento. Sandra está se relacionando com um surfista e este relacionamento acaba de forma sofrível. Sua história começa a se desenrolar aos poucos com o estagiário, descrevendo de forma verossímil a aceitação de um relacionamento com alguém bem mais novo do qual ela é chefe e a abertura sentimental para um novo, quem sabe, amor. Entretanto a partir do momento em que a agenda entra em cena tudo muda. A história ganha um ritmo significativo que levará a um desfecho surpreendente e tão inesperado que chega a nos fazer parar e pensar "O que foi que eu li? Deixa eu volta algumas páginas porque isso não é possível".
      E é neste ponto em que eu, na posição de trazer minha opinião sobre o livro, me perco. 
      Ao mesmo tempo em que adoro surpresas e finais surpreendentes senti a necessidade de um pouco mais de calma e atenção ao que aconteceu. Talvez a tentativa de passar agilidade e surpresa tenha se perdido e acabado na sensação de incompletude e ânsia para ver o livro finalizado. É claro, esta é minha sensação, muito provavelmente não foi isso o que de fato se passou com o autor ao escrever.
      Portanto, deixo sim a recomendação para quem quiser uma leitura rápida, bem pé no chão, e bem escrita. João Varella conseguiu meu interesse e com certeza passarei a acompanhar este autor que mostrou ter uma boa habilidade com a escrita.
      Apesar dos apesares não deixou a desejar. 


Henrique Marques