Pages

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resenha - Esc@ndalo de Therese Fowler




Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.

       Minha experiência com Esc@andalo: Quando Henrique me informou que me enviaria o livro eu não sabia o que pensar. Pela capa achei que de alguma forma poderia ser uma releitura moderna de Romeu e Julieta - afinal é isto que está escrito justamente nela - e de certa forma realmente é, mas de um jeito um tanto...peculiar.
       Ponto de vista geral: Horas, foi o que passei tentando escrever essa resenha, no entanto, ao meu ver, nada que escrevi conseguia descrever o que realmente achei do livro, e isso não é um elogio. 
       Um Romeu e Julieta do século XXI? Se esse for o caso me manterei afastado de Shakespeare por toda minha vida. Uma historia que tinha tudo para ser interessante, pois se trata de um assunto pouco trabalhado no mundo literário: o sexting. Para aqueles que não sabe, trata-se de envio de pornografia por meio de celulares e e-mail. Confesso que eu mesmo pouco conhecia sobre o assunto, e fiquei interessado, principalmente porque ultimamente temos visto tantos casos de revenge porn, algo que por alguns adolescentes pode ser visto como inocente, mas pode ter consequências absurdamente graves. 
       As primeiras paginas fluíram com facilidade, a autora a todo momento deixava claro o quanto o sentimento entre os protagonistas era intenso, e o que ao ponto de vista de Amélia era um ato de admiração, se tornou um grande problema quando seu pai flagrou fotos de seu namorado (embora sem o conhecimento de sua família), nu em seu computador. 
       E é ai que se da inicio aos problemas, e infelizmente também se inicia o drama.   
       Therese Fowler tem uma capacidade imensa de enrolação - pena que pouco talento para o mesmo - visto que conseguiu girar paginas e paginas em torno do mesmo problema. Um erro que me fez adiar a leitura por vários dias.
       As ultimas 30 paginas foram as piores, tudo que se era esperado aconteceu, um típico clichê literário. Gostaria de ter gostado do livro, mas infelizmente não me surpreendeu, e muito menos me despertou desejo de continuar a leitura, por tanto, é com pesar que devo dizer, foi sem sombra de duvida, o pior livro do mês de novembro.
      É claro, são impressões minhas, portanto recomendo que leiam outras resenhas para só então tirarem uma conclusão de se vão ou não ler o livro.


Por Juliano